10 cuidados básicos com a sua moto
Boa manutenção e respeito aos limites de velocidade, garantem segurança e proteção para você e seu veículo de duas rodas
Elas estão em todo lugar do mundo. Costuram o trânsito com agilidade e trazem muita eficiência para as empresas que utilizam os seus serviços. Sim! São as motos, um dos veículos mais versáteis, mas também um dos mais perigosos. Elas estão no topo dos acidentes de trânsito e necessitam de atenção em dobro para a sua condução.
Mas não é só isso. Outro problema que também ocorre com frequência é o número de motos que roubadas e furtadas. Em 2018, um levantamento apontou que só na cidade de São Paulo foram roubadas ou furtadas mais de 6 mil motos. Trata-se de um número impressionante e de um prejuízo gigantesco para os seus proprietários.
Outro ponto importante é a conservação deste veículo, que exige atenção tanto quanto o carro. Para ajudar com isso, listamos algumas dicas essenciais para evitar imprevistos e gastos desnecessários.
1 – Nunca deixe a chave no contato da sua moto – pode parecer um dica boba, mas muita gente comete esse erro.
2 – Troque o óleo regularmente – fique sempre em dia com as trocas de óleo e proteja o seu motor.
3 – Faça uma inspeção diária – preste atenção a vazamentos, fios soltos e não passe por sustos.
4 – Cuidado com o combustível – abastecer a moto por um preço mais barato nem sempre quer dizer que você vai sair ganhando. Preste muita atenção para que o barato não saia caro e você tenha prejuízos com uma gasolina ruim.
5 – Verifique sempre o estado dos cabos – faço um hábito ficar de olhos nos cabos do freio, do acelerador e da embreagem.
6 – Não exceda os limites de velocidade – além de ocasionar multas, andar acima da velocidade é um risco grande para os condutores de moto.
7 – Mantenha a sua moto limpa – a falta de limpeza pode causar problemas mecânicos e elétricos que podem fazer um rombo no seu bolso.
8 – Deixe a corrente sempre lubrificada e regulada – quando ela não está ok, pode ocasionar perigosos acidentes e deixar você na mão na hora em que mais precisar.
9 – Faça a revisão periódica – a revisão é fundamental para manter a sua moto em perfeito estado, identificar possíveis problemas e evitar acidentes.
10 – Cuidado ao estacionar e parar – fique sempre atento ao movimento ao seu redor, seja no trânsito ou nos locais em que estaciona. Procure locais cobertos, identifique as pessoas que estão próximas ao local e, se possível, pare próximo a câmeras de vigilância.
Existem muitas outras opções para se cuidar de imprevistos, mas estas dicas simples vão ajudar você a manter a sua moto mais nova e valorizada por muito mais tempo.
Deixe uma resposta
Quer se juntar a discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!