Por que a revisão do veículo é importante para a sua segurança e para o seu bolso?

Além de prevenir panes elétricas e acidentes, a revisão do seu carro pode evitar multas salgadas

É impossível contar com a sorte para viver sem preocupações. Os imprevistos acontecem com mais frequência do que se imagina, principalmente, quando o assunto é carro. O trânsito é imprevisível, as estradas são uma caixinha de surpresas e o seu carro também.

Mesmo os modelos mais novos não estão livres de problemas, como pane elétrica, um buraco na via que pode furar os pneus ou uma luz do farol queimada. Essa última ainda, pode valer uma multa, bem como a falta de gasolina. Mesmo que todos os condutores sejam obrigados a saber de tudo isso, muitas vezes eles se esquecem destas regras, principalmente, as pessoas que viajam pouco ou só conduzem em pequenas cidades.

De acordo com o artigo 180, do Código de Trânsito Brasileiro, o veículo imobilizado na via por falta de combustível é considerada uma infração média e recebe 4 pontos na carteira, além de ter que desembolçar mais de R$ 80,00 com a multa.

Já a multa por transitar, durante o dia, em rodovias ou túneis com os faróis do carro apagados é mais salgada, um pouco mais de R$ 130,00 e mais 4 pontos na carteira também. Ou seja, se o seu veículo estiver com algum farol queimado, você pode ser multado.

Outro problema é a segurança do condutor e das pessoas que estão no veículo. O carro pode parar em uma via pouco iluminada, em locais muito afastados, sem acesso à guincho ou um transporte, entre muitos problemas que podem acontecer.

Todos esses imprevistos podem ser facilmente evitados quando uma revisão é realizada. Além disso, antes de iniciar uma viagem ou sair para um lugar bem perto, é prudente tomar alguns outros cuidados essenciais para manter os problemas mais longe de você, como:

  • Verifique água, óleo, pneus e combustível antes de iniciar um trajeto, principalmente, os mais longos.
  • Planeje um horário para sair.
  • Evite horários de pico.
  • Fique de olho na previsão do tempo.
  • Veja a situação do trânsito para o local que irá.
  • Fique atento ao trânsito.
  • Procure rotas alternativas.
  • Não se esqueça da seta.
  • Mantenha o celular carregado.
  • Avise amigos ou família para onde está indo.
  • Calcule o valor de pedágio e deixe o dinheiro separado.
  • Leve água.

Com essas precauções tomadas, bom trajeto e bom passeio para você!

1 responder
  1. Sebastião Monroe
    Sebastião Monroe says:

    Quanto à farol queimado, é uma lâmpada que está acesa e pode queimar a qualquer momento durante uma viajem, sem que seja percebida ou possa ser trocada imediatamente dependendo do horário e do local da viajem . Não vejo culpa do motorista, e acho que a polícia rodoviária, deveria usar o bom senso e só alertar ou advertir o motorista quando à regularidade para que possa ser sanada na primeira oportunidade.

    Responder

Deixe uma resposta

Quer se juntar a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *