Como driblar o estresse e exercer a medicina com mais tranquilidade?

Pressão, condições de trabalho precárias e longas jornadas, colocam os profissionais da saúde no limite.

Estresse, depressão, ansiedade, frustrações. Para alguns, os médicos são pessoas frias e sem qualquer emoção, que lidam diariamente com a vida e a morte. Ninguém imagina as pressões diárias por tratamentos eficazes, procedimentos emergenciais e atendimento digno em meio a condições precárias que a saúde brasileira se encontra.

Além de tudo isso, eles também são assombrados pelos processos jurídicos que crescem a cada ano no país. Erros acontecem, mas lidar com eles não é tarefa fácil nem para os pacientes ou para os profissionais.

Com tudo isso, o emocional do médico se transforma em uma bomba relógio, prestes a explodir e o coloca ainda mais à margem de problemas envolvendo o seu trabalho e a saúde de seus pacientes.

Desta forma, alguns cuidados devem ser adotados para que a qualidade do trabalho não seja afetada, tais como:

1 – Faça meditação

Para quem sofre de mente inquieta, a meditação é uma grande aliada. Ela ajuda a melhorar a depressão e a qualidade do sono, diminui a ansiedade e a frequência cardíaca e controla a pressão arterial. Uma ajuda e tanto para quem tem milhões de coisas na cabeça.

2 – Converse com alguém

Seja com a ajuda de um profissional ou uma pessoa de confiança, colocar as preocupações e problemas para fora alívia e, muito, o peso que fica no peito. Quando se diz em voz alta, as soluções ficam mais fáceis de se encontrar ou, pelo menos, você diminui a ansidedade em torno de tudo o que incomoda.

3 – Pratique exercícios físicos

Os médicos sempre orientam as pessoas a manterem um estilo de vida saudável e ativo, comendo com equilíbrio e se exercitando diariamente. O problema é que, estes mesmos ensinamentos, muitas vezes não fazem parte da vida deles.

Isso ocorre pela vida corrida e agitada, com horários de trabalho muito longos e alternados. Entretanto, por ter um cotidiano assim, é aí que os exercícios físicos são tão necessários.

Reserve uma hora para fazer ioga, ir à academia ou praticar corrida. O exercício físico vai liberar as endorfinas que tanta precisa para aliviar o estresse do dia a dia.

4 – Estude

Faz parte da natureza humana evoluir e não é segredo para ninguém que a medicina se atualiza constantemente. Diariamente, pesquisadores criam melhores tratamentos, técnicas e facilitam muito a vida dos médicos.

Para isso, os profissionais buscam novas capacitações, cursos e procedimentos inovadores para proporcionar mais qualidade e atendimento justo para os seus pacientes.

Mesmo que isso já faça parte da sua rotina, se aprofundar ainda mais em conhecimentos é uma maneira eficaz para ter mais segurança e confiança no exercício da medicina, além de se destacar no mercado de trabalho e deixar o estresse mais longe.

O mais importante em todas essas dicas é se concentrar na própria saúde mental e deixar ser cuidado só um pouquinho, para variar. Assim, ganha mais disposição para enfrentar os desafios que todo dia um médico encara.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *