Como evitar processos médicos em cinco passos
São nos primeiros segundos de atendimento que a história pode ser alterada, seja positivamente ou negativamente.
Você já deve ter ouvido em algum lugar a frase: um minuto para agir, uma vida inteira para se arrepender. No caso de um médico, são segundos para agir e tomar uma decisão que pode mudar a vida de uma pessoa.
O grande problema nisso é que, os médicos se sentem cada vez mais reticentes em realizar procedimentos emergenciais ou adotar tratamentos mais agressivos, mas que poderiam ser as melhores soluções. Essa atitude é resultado dos inúmeros processos contra esses profissionais que aumentam a cada ano no Brasil.
Mas o que fazer para se sentir mais confiante ao realizar o seu trabalho?
A melhor atitude é adotar alguns passos simples, mas muito eficientes para que o médico exerça a sua profissão sem temer um processo, já que até mesmo a falta de uma iniciativa mais ativa, pode resultar em uma ação judicial.
É válido lembrar que, estabelecer uma relação próxima e de confiança com o paciente é um dos passos mais importantes para que esse fantasma fique bem longe, já que, grande parte deles, é motivado por reclamações no atendimento médico.
Além disso, existem outros passos que ajudam a evitar os processos:
1 – Tire fotos dos passos dados no tratamento
Durante o tratamento, muita coisa pode acontecer e o médico deve estar preparado para qualquer imprevisto. Tudo começa na anamnese, coletando informações cruciais para a elaboração do diagnóstico, seguido por exames para confirmar ou detectar algum quadro, entre outros procedimentos, até chegar ao tratamento.
Em meio a tudo isso, manter registros fotográficos é uma forma simples de documentar o empenho do médico no atendimento, a eficácia do procedimento e todas as medidas possíveis que foram tomadas. Nos casos de procedimentos estéticos, essa é uma atitude valiosa, na qual se deve registrar o antes, durante e depois de todo o caminho percorrido até o resultado final.
2- Mantenha-se atualizado
O mundo muda e as informações também. A cada dia, novos procedimentos e técnicas surgem, melhorando o exercício da função e o atendimento ao paciente. Além disso, a capacitação profissional é uma grande aliada do profissional, já que ela é um dos fatores que podem determinar o resultado de um processo.
3 – Explique como você agirá no atendimento e incentive o paciente a fazer perguntas
Confiança. Essa palavra é mágica e evita muitos problemas para quem sabe usá-la adequadamente. Na primeira consulta com o paciente, é necessário explicar minuciosamente como será a conduta médica ao longo de todo o tratamento e, até mesmo, o que se espera desse paciente para ajudar na obtenção de resultados positivos.
Outro ponto importante é incentivar que o paciente faça perguntas e sane todas as dúvidas inerentes ao tratamento, procedimento ou cirurgia.
4 – Solicite um acompanhante durante exames
Vai tocar ou olhar para o paciente de forma mais íntima? Solicite um acompanhante, seja da própria família ou da equipe de enfermagem. É importante não dar espaço para nenhuma reclamação ou processo, além de proporcionar que o paciente se sinta mais seguro.
5 – Conte com o prontuário médico
Preencher o prontuário corretamente é essencial para o andamento do tratamento e um documento de prova importantíssimo para o médico. É a garantia para mostrar que o profissional fez o seu melhor e ofereceu um atendimento justo.
Agora que você sabe um pouco mais sobre como se garantir para evitar possíveis processos, lembre-se que salvar uma vida é o mais importante de tudo.
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